ESTUDO DIRIGIDO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA
3ª SÉRIE
ALUNO:______________________________________________________________
1. O daltonismo é uma anomalia ligada ao sexo recessiva. Uma mulher com visão normal possui um filho daltônico e perguntou ao médico qual a chance de ter um outro filho afetado. O médico obteve as seguintes informações: um dos irmãos da mulher é daltônico; seus pais são normais; o marido é normal. Monte o heredograma dessa família e dê a probabilidade questionada pela mãe.
2. O 1º filho de um casal consangüíneo, nasceu com 3.750g. No 3º dia de vida estava apático e com dificuldade de alimentar-se. No 7º dia estava com o tônus muscular aumentado e desenvolveu convulsão. No 9º dia começou a vomitar, houve aumento do fígado e os sintomas cerebrais se agravaram. Na urina constatou-se a presença de substâncias redutoras e a pesquisa de glicose na urina foi negativa. Suspeitou-se de galactosemia e os teses específicos confirmaram o diagnóstico.
A) Como devemos orientar um paciente com galactosemia do ponto de vista dietético?
B) Qual deverá ser a orientação para o casal em um planejamento familiar, se eles pretende ter outros filhos?
3. Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos.
Preencha os espaços abaixo com os nomes presentes no quadro, alguns deles podem preencher mais de um espaço.
Os __________________ formam toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as __________________, desde simples como a água (H2O), até complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos. Como já vimos, a matéria viva é formada principalmente pela união dos átomos: (C) Carbono, (H) Hidrogênio, (O) Oxigênio e (N) Nitrogênio.
As organelas são estruturas presentes no interior das __________________, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. Sendo a unidade básica da vida. Existem vários tipos cada uma com sua função específica.
Os __________________ são formados pela união de células especializadas. E estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares como as plantas e animais. Um exemplo é o muscular tem a função de produzir os movimentos musculares, o ósseo, formado pelas células ósseas tem a função de sustentar o organismo.
Os __________________ são formados pela união de células especializadas. E estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares como as plantas e animais. Um exemplo é o muscular tem a função de produzir os movimentos musculares, o ósseo, formado pelas células ósseas tem a função de sustentar o organismo.
Os __________________ se organizam e se unem, formando os __________________. O coração é formado por tecido muscular, sanguíneo e tecido nervoso. Os ossos são formados por tecido ósseo, sanguíneo e nervoso.
Os __________________ são formados pela união de vários __________________, que trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal, por exemplo, o digestório, que é formado por boca, estômago, intestino, glândulas, etc.
A união de todos os __________________ forma o __________________, que pode ser uma pessoa, uma planta, um peixe, um cachorro, um pássaro, um verme, etc.
A união de todos os __________________ forma o __________________, que pode ser uma pessoa, uma planta, um peixe, um cachorro, um pássaro, um verme, etc.
Dificilmente um organismo vive isolado, ele interage com outros organismos da mesma espécie e de outras espécies, e também com o meio ambiente. O conjunto de organismos da uma mesma espécie, interagindo entre si e que habitam uma determinada região, em uma determinada época, chama-se __________________.
O conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo entre si numa determinada região geográfica, ou seja, conjunto de diferentes __________________ vivendo juntas e interagindo é chamado de __________________. O “Cerradinho”, uma reserva ecológica dentro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é um exemplo que abriga diferentes populações de plantas e animais nativos da região.
O __________________ é o conjunto dos seres vivos da __________________ e, com os fatores não vivos, como temperatura, luminosidade, umidade e componentes químicos. Esses fatores não vivos são chamados de fatores abióticos. Os seres vivos são chamados de bióticos. A interação entre os seres bióticos e os abióticos recebe o nome de __________________. Por exemplo, uma população de jacarés que está tomando sol em cima de uma pedra, nas margens de um rio.
A __________________ é o conjunto de todos os __________________ do planeta Terra. A __________________ é a mais alta de todas as hierarquias.
4. Analise atentamente o resultado do exame abaixo e responda ao que se pede a seguir:
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a) Qual é o nome do exame?
b) Qual é o sexo do indivíduo analisado? Explique.
c) Qual é a diferença entre cromossomos metacêntricos, submetacêntricos e acrocêntricos? Dê um exemplo de cada tipo cromossomo com o resultado do exame fornecido.
d) Diferencie autossomos dos cromossomos sexuais, demonstrando-os no exame.
5. Com relação a digestão humana responda:
A) Quais são os produtos finais da digestão dos carboidratos, proteínas e lipídios?
B) O que são microvilosidades intestinais e qual sua importância no processo digestivo?
C) Qual o destino dos nutrientes absorvidos no intestino?
D) Quais são os produtos que são secretados pelo estômago e sua importância no processo digestivo?
E) Discorra sobre a composição da saliva e sobre as suas funções
6. Leia o artigo e responda as questões abaixo:
Artigo:
POLATTO, L. P. & ALVES JR., V. V. Utilização dos Recursos Florais pelos Visitantes em Sparattosperma leucanthum (Vell.) K. Schum. (Bignoniaceae). Neotropical Entomology, v. 37, n. 4, p. 389-398, 2008.
A) Qual o hábitat das espécies tratadas no texto
B) Caracterize as guildas em relação ao tipo de recurso explorado e eficácia de polinização:
C) Existe sobreposição de nichos entre as espécies observadas? E de Guildas?
D) Indique que tipo de interação ecológica ocorre entre a espécie de planta e os animais em cada guilda.
E) A espécie Sparattosperma leucanthum apresenta especificidade de polinizador? Qual a relação desse padrão com o fato dessa espécie pertencer ao grupo ecológico das plantas pioneiras?
7. Cite cinco atividades antrópicas de importância agrícola e/ou florestal que favorecem o desequilíbrio do ecossistema.
8. As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases na atmosfera têm causado sérios problemas ambientais como, por exemplo, o efeito estufa e o consequente aquecimento global. A concentração deste gás na atmosfera, que era de 280 partes por milhão (ppm) em 1800, atingiu 380 ppm nos dias atuais. Em termos práticos, a assinatura do Protocolo de Kyoto em 1997 teve por objetivo obrigar os países a contribuir para a redução da concentração de CO2‚ na atmosfera nos próximos anos. Uma das alternativas levantadas pelo Protocolo de Kyoto para diminuir esta concentração é a de incrementar o sequestro de carbono da atmosfera. Considerando o ciclo global do carbono, responda.
A) Atualmente, qual é o principal fator, relacionado com produção de energia, responsável pela emissão em taxas crescentes de CO2‚ na atmosfera? Considerando a atividade industrial, cite duas medidas práticas que poderiam contribuir para diminuir a emissão de CO2.
B) Cite um processo biológico que possibilita o sequestro de carbono da atmosfera, e uma situação ou medida prática para que este sequestro ocorra.
9. De acordo com a Genética moderna, o que são e onde estão localizados os fatores descobertos por Mendel?
10. Estime as freqüências de um par de alelos A e a em uma população de 12.000 indivíduos, sabendo que 3.600 são homozigóticos AA, 6.000 são heterozigóticos Aa e 2.400 são homozigóticos aa.
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