quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SABATINA 2 (Para 21/02/2011) (3ª série)


QUESTIONAMENTO: A pirâmide de biomassa é construída pela avaliação das biomassas nos vários níveis tróficos de uma cadeia. O inconveniente é que ela não leva em conta o fator tempo; apenas representa a massa biológica num dado instante, não acusando, portanto, a velocidade com que a matéria orgânica é produzida. A forma da pirâmide de biomassa também pode variar, dependendo do ecossistema. De modo geral, a biomassa dos produtores é maior que a de carnívoros. Nesses casos, a pirâmide apresenta o ápice voltado para cima. Isso ocorre nos ecossistemas terrestres, em que, em geral, os produtores têm grande porte e ciclos de vidas longas. Às vezes, no entanto, a pirâmide de biomassa apresenta-se invertida, como pode ocorrer nos oceanos e nos lagos. Explique porque isso ocorre e como essa inversão não interfere no fluxo energético desse ecossistema. 




Respostas: Enviar para jpaulocg@globomail.com

Um comentário:

  1. MELHOR RESPOSTA (LEILIANE)...

    • PORQUE OCORRE A INVERSÃO:

    Na pirâmide 1 o ápice está voltado para cima porque é um ecossistema terrestre, nesse tipo de ecossistema os produtores têm biomassa muito maior que a dos herbívoros, que é maior que a dos carnívoros. Além dos produtores terem grande porte e ciclos de vidas longas.
    Quando a pirâmide está invertida, como é o caso da segunda figura, significa que há uma representação de oceanos ou lagos, onde o fitoplâncton é rapidamente consumido pelo zooplâncton. No entanto, o estoque de fitoplâncton é mantido, pois os organismos que o compõem reproduzem-se mais rapidamente que aqueles do zooplâncton.

    • O fluxo energético não sofre interferência porque toda a energia de todos os seres vivos é primordialmente vinda do sol, sendo este então o grande responsável pela existência de vida na terra. O sol aquece o solo, a água e o ar criando condições favoráveis a vida; a luz solar também é captada pelas algas e plantas que a utilizam na fotossíntese, assim abastecendo de energia todos os ecossistemas terrestres; os consumidores primários ao comerem seres fotossintetizantes aproveitam a energia contida nas moléculas orgânicas; os consumidores secundários que comem os primários recebem das moléculas ingeridas toda a energia, e assim por diante. Isso faz com que a transferência de energia ao longo das cadeias alimentares seja UNIDIRECIONAL (independente da pirâmide está invertida, ou não). A cada nível trófico, parte da energia que ingressou na cadeia alimentar é dissipada nas atividades vitais.

    MELHOR RESPOSTA POIS DEIXOU CLARO PORQUE HÁ INVERSÃO E DESTACOU CLARAMENTE SOBRE A INFLUÊNCIA DO FLUXO DE ENERGIA...

    ResponderExcluir